quinta-feira, 2 de abril de 2020

A saga das coxinhas.


Osasco, 02 de abril de 2020

Querida Kitty


Já faz alguns dias que não apareço por aqui. Pensei que iria ficar de papo pro ar nesses dias, mas quanto engano. É marido e filho full time. Comidinhas e as coisas da escola.  E quase não apareço aqui hoje também. Estou exausta e com dor nas costas.  Ontem resolvi tirar o dia para fazer uma super faxina, com muita água sanitária por todos os cantos. Fui dormir com as vistas ardendo e a garganta raspando de tanto inalar produto de limpeza. Acordei melhor, dei minha aula online e fui para a minha hortinha. Colhi alguns temperos e fiquei pensando o que fazer com  um peito de frango descongelado e aquele monte de batatas que o marido ganhou. Decidi fazer coxinhas.  Assisti vários tutoriais. Tinha um que ia tanta margarina que até meu colesterol subiu. Por fim achei um com menos margarina. Chequei os ingredientes. Tinha tudo em casa. Exceto a farinha de rosca.  Tinha dois pães velhos e ralador. Como nos velhos tempos ralei os pães, passei na peneira e pronto. Agora sim, tinha a farinha de rosca e uma sujeirada adicional.   Gente... fazer essas coisas tem uma magia... a magia de procriar as louças. Dei um geral na pia e continuei cozinhando o frango, desfiando, cozinhando batatas, amassando-as, louças e mais louças. Lava-se tudo.  Inicia-se a massa da coxinha, marido querendo almoçar.  Pausa pro almoço. Louças e mais louças. Massa fria e percebi que tinha esquecido de por a manteiga nela. Xiii... só eu mesma!  Boto um pouco na hora de fazer as coxinhas. E assim enrolo e percebo que não tenho o dom da escultura. Elas parecem tudo, menos coxinhas: São redondas, ovaladas,  em forma de boizinho, e por aí afora. E mais louça.  Chão grudando. Empana, farinha  de rosca, fritura.  E fogão daquele jeito. Só pra lembrar, cada uma dessa fases uma parada no youtube para ver como empana, como frita, como congela (deu  muita coxinha)  e por fim limpar a cozinha. Fui terminar era quase 5 horas da tarde.   Congelei algumas e ia deixar outras para fritar no dia seguinte... mas até que ficaram boas e acabei fritando tudo.
Eu fico pensando nesses youtubers, no trabalho que dá pra fazer isso  em 10 minutos.  Gente. Eu comecei às 11 horas da manhã.  Que loucura. To exausta.  E aprendi  uma lição: - nunca mais quero fazer coxinhas. Isso dá muito trabalho. Minha mãe de 90 anos faz com os pés nas costas... mas eu  fico é com dor nas costas... aiii ... ai.... aiii...





Com carinho

Lina




Nenhum comentário:

Postar um comentário